sexta-feira, novembro 04, 2011

Crítica do Filme 'Pânico 4'

What Your Favorite Scary Movie?

Em 1996 os gritos da então desconhecida Drew Barrymore ecoaram pelo cinema e marcaram uma das cenas clássicas do cinema de terror. Passado mais de uma década desde a estreia do primeiro Pânico, o diretor Wes Craven resolveu se reunir com o roteirista Kevin Williamson (do primeiro Pânico), e enfim fazer um novo filme do GhostFace, para uma nova década e mostrando que não é só de sangue, tortura e gritos (sem trocadilhos), que se faz um bom filme de terror.

Sidney Prescott (Neve Campbell) agora é autora de um livro de auto-ajuda, e retorna para Woodsboro na última parada de sua turnê para promover o lançamento. Lá, ela reconecta-se com o sherife Dewey (David Arquette) e Gale (Courteney Cox) - agora casados - assim como sua prima Jill (Emma Roberts) e sua tia Kate (Mary McDonnell). A volta do Anjo da Morte - apelido que os jovens dão para Sidney, por ela estar sempre presente nos assassinatos - também traz Ghostface, colocando toda a cidade de Woodsboro, em perigo.

O riso dentro do cinema vai ser inevitável, mas não é aquele riso de vergonha despertado por cenas ridículas dos atuais filmes de terror, Kevin Williamson e Wes Craven brincam com o que eles mesmos criaram. A franquia Stab criada no filme é o exemplo disso. O que mais se vê no cinema atual, seja com os gêneros de terror ou não, são as chatas sequências que geralmente nunca superam o original, e ver Pânico 4 brincar com esta fórmula logo no começo do filme é simplesmente hilário. Outro ponto a favor do filme são as piadas em torno das atuais redes sociais, ótimas. Mas o que faz de Pânico 4 uma surpresa são as críticas que ele faz aos valores atuais dos adolescentes, ou melhor, a falta deles, fazendo dele um dos melhores filmes de terror americano atualmente (perdendo apenas para o Deixe-me Entrar).

O trio principal do elenco original está de volta e nunca estiveram tão bem juntos. Neve Campbell está confortável em cena, afinal esta é a quarta vez que ela interpreta Sidney, e garante aqui sua interpretação mais sólida. David Arquette é outro confortável em cena, interpretando mais uma vez o desengonçado Dewey, e Courtney Cox, com um bizarro preenchimento labial, garante mais uma boa atuação do elenco original.

Os que mais se destacam dos sangues novos da franquia são as duas atrizes Emma Roberts e Hayden Paniettiere. Roberts no começo parece desconfortável, como sempre participou de comédias românticas dá para entender o desconforto da atriz no começo filme, mas no final a atriz nos brinda com uma atuação de tirar o fôlego, interpretando uma das melhores personagens de toda a franquia (perdendo apenas para o Billy). Paniettiere é a grande estrela, ficando com as melhores falas e interpretando a fã do gênero de terror no filme, acaba roubando todas as cenas em que aparece.

Pânico 4 é exatamente o que se diz no título do poster,'Nova Década, Novas Regras'. Levando em conta que desde último filme da franquia o mundo mudou, assim como os filmes de terror mudaram o novo Pânico não só traz o novo, como respeita tudo que foi criado na franquia original. É como Sidney fala quase no final do filme 'não mexa com o original'!

1- Quem é fã de séries, assim como eu, vai amar ainda mais Pânico 4. O filme está recheado de atrizes e atores de séries amadas e aclamadas pelo público e crítica. Alguns nomes conhecidos são Anna Paquin (True Blood), Aimee Teegarden (Friday Night Lights), Kristen Bell (Veronica Mars), Adam Brody (The OC), Lucy Hale (Pretty Little Liars)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário