sábado, dezembro 31, 2011

Crítica do Filme 'Soul Surfer - Coragem de Viver'

★★★ Não preciso que seja fácil. Apenas possível!

A maior parte dos filmes baseados em fatos reais sempre tende a cair no melodrama, afinal, isso é comum em jornadas de superação. O maior trunfo do filme é justamente se afastar do melodrama e passar de maneira simples, mas emocionante, a história impressionante da surfista Bethany Hamilton.

Bethany Hamilton (AnnaSophia Robb) é uma adolescente apaixonada pelo surfe, o que a transformou numa campeã do esporte. Mas um dia sua sorte mudou e ela foi atacada por um tubarão, que arrancou um de seus braços. Apesar de parecer que tudo estava perdido, com o apoio dos pais (Dennis Quaid e Helen Hunt), da melhor amiga Sarah (Carrie Underwood) e das inúmeras cartas que recebe dos fãs, Hamilton cria coragem e junta forças para reaprender a pegar onda, respeitando seus limites, mas nunca abandonando sua vocação de vencedora.

O filme é bem família e leve de certa forma, a cena do ataque do tubarão é bem rápido, pouco dramático, mal dá para ver o animal. Com uma direção com altos de baixos, um roteiro cheio de furos, acabam fazendo do filme uma Sessão da Tarde. O filme não tem um público ideal para atingir, apenas quer contar a história, a vida de Bethany depois do ocorrido e como ela superou tudo. Muito se reclamou da questão da religião que aparece em peso no filme, mas isso não incomoda, porque faz parte da vida da família Hamilton, se tornando dessa forma parte do filme.

O elenco principal, AnnaSophia Robb, Helen Hunt e Dennis Quaid estão ótimos em seus papeis. Acredito que o mais fraco seja Quaid. Enquanto Hunt entrega mais uma ótima atuação, o filme é carregado com maestria pela jovem talentosa e carismática AnnaSophia Robb. É difícil interpretar papeis como este e acertar na atuação e é justamente isso que Robb faz. A Bethany que ela constrói é realista, humana, forte e comovente, a atriz é simplesmente natural, e consegue fazer o expectador acreditar que está assistindo a própria Hamilton. A menina vai longe!

Soul Surfer - Coragem de Viver conta uma história de vida forte e emocionante, que passa uma mensagem positiva e igualmente bonita para qualquer um que assistir ao filme. Infelizmente acaba pecando na direção, mas acerta nas atuações. Vale a pena conferir, só para conhecer melhor a história inspiradora da Bethany Hamilton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário