quinta-feira, agosto 09, 2012

Review: Sherlock

Outra produção da BBC que vale cada minuto!

Sir Arthur Connan Doyle fez uma das mais significativas contribuições à extença lista cultural do Reino Unido, ao dar origem a um dos personagens mais icônicos da literatura policial e o detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes. Várias versões já foram feitas sobre a obra de Doyle, inclusive obras questionáveis, como a recente cinesérie de Guy Ritchie, com Robert Downey Jr.. Mas, finalmente somos presenteados com uma criação inteligente, divertida e cuidadosamente elaborada, como é o caso de Sherlock, minissérie da BBC One.

A nova adaptação feita pela BBC transporta o detetive mais famoso da literatura para o Século XXI, apresentando um texto ágil e bem estruturado, transformando-a em uma divertida produção. Outra "modernidade" explorada pela adaptação é a utilização das novas tecnologias, como Smart Phone e GPS. Junte esta modernidade a uma belíssima Londres, embalada de uma trilha sonora instrumental belíssima, que os expectadores e fãs da obra criada por Doyle, podem ficar tranquilos, receberam uma grande série feita pelas mãos da BBC.

A primeira temporada de Sherlock tem apenas três episódios de 90 minutos. Foi encomendada em 2009, e teve um primeiro piloto produzido com 60 minutos de duração. No entanto, ao conferir o resultado, os executivos da BBC perceberam que os roteiristas precisariam de mais tempo para desenvolver cada história, e os episódios desta primeira temporada já introduzem o arqui-inimigo do detetive, o professor Moriarty, além de Mycroft, irmão mais velho de Sherlock, funcionário do governo. O elenco, liderado por Benedict Cumberbatch (Sherlock) e Martin Freeman (Watson), é extremamente talentoso, e a Inglaterra continua mostrando, assim como em Downton Abbey, um vasto leque de atores e atrizes jovens desconhecidos e talentosos, que merecem mais atenção.

Juntamente com Downton Abbey, Sherlock se tornou uma das melhores séries que está em vigor atualmente. Com crimes difíceis e inteligentes e um humor afiado, a produção da BBC é um programa imperdível!

Um comentário:

  1. Eu adoro Sherlock, a trama é tão envolvente e inteligente. Benedict é um ator impressionante, tem um rosto exótico... O filme do Robert é legal, mas o seriado da BBC me agradou mais.

    ResponderExcluir