quinta-feira, janeiro 26, 2012

Oscar 2012 - Comentando os Indicados

Finalmente a curiosidade sobre quem seriam os indicados ao Oscar 2012 acabou, terça-feira, 24, quando Jennifer Lawrence e o presidente da Academia Tom Sherak divulgaram ao vivo os candidatos a estatueta do carequinha dourado. O que ficou claro é que este ano, finalmente, temos uma imprevisibilidade no Oscar, ao mesmo tempo em que é a pior lista de indicados que eu já vi desde que comecei a assistir a cerimônia. Ano passado a cerimonia foi um desastre com um James Franco meio chapado e uma Anne Hathaway talentosa, mas muito nova para segurar o tamanho da obrigação, e ainda assim, parecem que eles não aprenderam a lição. A questão principal não é quem irá apresentar a premiação, mas sim os filmes que estão concorrendo. Uma vez que eles não arriscam e mostram o chato conservadorismo em que tanto persistem seguir, a audiência continuará a cair. Um exemplo simples: Drive que é um filme bom e que muitos gostaram não foi indicado, mas o chato Tão Forte e Tão Perto foi indicado; Andy Serkis que interpretou Cesar no Planeta dos Macacos também ficou de fora. Qual é a lógica dessa Academia?

A cerimônia está tão ridícula e chata que não sei nem pelo o que começar. Mas, vamos lá, começando pela indecisão pelo número de finalistas a Melhor Filme. Se não temos 10 filmes para ser indicado, a lógica é pensar que o ano não teve uma boa safra de filmes, mas ainda assim tivemos nove indicados, por mim, sinceramente, só seriam seis. Pelo menos uma coisa é boa, a imprevisibilidade retornou a uma Academia que era quase marmelada que durou alguns anos. Uma pena ter sido com uma safra meio ruim de indicados.

Primeiro a ausência estranha e a mais obvia, a falta do excelente Aventuras de Tintim na categoria Animação. Melhor filme do Spielberg em anos, por causa de regra ridícula de que filmes criados à partir de captura de movimentos não são considerados animação, acabou ficando de fora. Tenha paciência, se for assim captura de movimentos é uma atuação, e indicar Andy Serkis em Melhor Ator teria sido correto e porque não, um novo frescor a uma Academia arcaica. A outra ausência, mas meio merecida, seria o Rio, que foi uma tentativa frustrada de passar uma mensagem ecológica, mas faltou uma criatividade que só a Pixar possui e acabou virando aquele carnaval. E aproveitando a deixa, um Oscar sem Pixar??? Só mostra o quão ruim Carros 2 foi!

Outra ausência é a comprovação de que a Academia não gosta do David Fincher, mais uma vez fora de Melhor Diretor, fato é que merecia ter ganhado em O Curioso Caso, e uma vez que não levou, merecia em A Rede Social. A sua (fria) adaptação de Os Homens Que Não Amavam as Mulheres é mais um ótimo filme do Fincher e muito superior ao sueco em vários aspectos. O filme recebeu indicações técnicas, mas e a trilha sonora? Excelente e ficou de fora! Prefiram a fraca trilha do Cavalo de Guerra. Também vi reclamações da indicação da Rooney Mara, a verdade é que muitos falaram que ela era a Natalie Portman de 2012, devido os personagens, mas isso é mentira, a menina Mara está ótima e mereceu, mas Natalie está em outro patamar, então não esperem vê-la (Mara) levantar o carequinha, isso ficará para a Meryl Streep, isso se os votantes não premiarem a Viola Davis. Achei forçada a indicação da Glenn Close (particularmente não achei grande coisa o filme e sua atuação está ok.) e a mais estranha é a falta da ótima Tilda Swinton, que deu um show em Precisamos Falar sobre o Kevin.

Em atriz coadjuvante, fiquei bem feliz com a indicação da Melissa McCarthy por Missão Madrinha de Casamento, que mostra que a Academia esteja dando valor a comédias interessantes e bem construídas. Jessica Chastain, ótima em Histórias Cruzadas, também recebeu uma indicação merecida, só esse ano apareceu em 7 filmes! Janet McTeer também está bem em Albert Nobs, ainda assim não deverá receber. E a favorita Octavia Spencer que fez um ótimo trabalho em Histórias Cruzadas. Sentiram falta da Shailaine Wooley e Judy Greer, de Os Descendentes. Apesar de gostar da Judy nas séries, achei sua atuação meio exagerada e a adolescente Shailaine teve sorte de receber uma indicação ao Globo de Ouro, pois quase nada faz no filme para merecer ser indicada.

George Clooney deverá receber por Os Descendentes, mas achei sua atuação fraquinha, assim como filme, tido como o favorito ao prêmio mais importante da noite. Acredito que tão cedo veremos Brad Pitt levantar o troféu, mas uma surpresa notável foi a indicação de Gary Oldman por O Espião Que Sabia Demais. Grande ator e esta é a sua primeira indicação. Ei votantes, vamos premiar Oldman, merece bem mais que o Clooney!

Andy Serkis fora da lista de coadjuvantes é a prova que a Academia continua arcaica, e ainda não entendem a falta de audiência; assim como a falta de Erza Miller, que deu um show em Precisamos Falar sobre o Kevin. Espero que Christopher Plummer por Toda Forma de Amor recebe o prêmio, que acaba até se tornando prêmio por conjunto de obra.

Woody Allen retorna como Diretor, Filme e Roteirista por Meia-Noite em Paris, e deverá receber por roteiro, enquanto o excelente e o meu preferido A Invenção de Hugo Cabret de Martin Scorsese, o filme com maior indicação, 11 ao todo, deverá receber diretor e espero que leve alguma coisa na parte técnica. Não entendi a indicação de Terrence Malick por Á Arvore da Vida e nem dele ser indicado a melhor filme. Não é a melhor obra de Malick, poucos viram e entenderam. Academia tiveram outros melhores no ano!

O que fica no ar é o que será de O Artista, filme francês, mudo e em preto e branco, e de A Invenção de Hugo Cabret. O que irá prevalecer? O conservadorismo, premiando Os Descendentes ou a nostalgia dos votantes?? É, parece que darei audiência ao Oscar, só para saber o final dessa novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário